Gruppo Venuti dall’Italia

A semente do primeiro grupo folclórico italiano foi plantada em 2001, no Colégio Cenecista João Batista Lovato Sobrinho, por ocasião de um festival folclórico realizado na escola. Nesse evento, os alunos do segundo ano do Ensino Médio apresentaram a “Tarantela Napolitana”. Porém, o gosto pela dança fez com que os ensaios tivessem continuidade e, em pouco tempo, o número de participantes aumentou. Com isso, o grupo passou também a apresentar-se em outras escolas.

Ao mesmo ano, com o objetivo de resgatar a presença histórica da imigração italiana, foi criada a então Fundação Padre Alberto, que dentre outros objetivos, pretendia ter um grupo de dança folclórica. Sendo assim, os alunos do Colégio foram convidados a participar da instituição, formalizando um grupo que veio a se chamar “Gruppo Folcloristico Venuti Dall’Italia”.

Nos últimos anos, o Venuti dall’Italia se apresentou em diversos eventos, não só em Colombo, mas em outras cidades do Paraná (Curitiba, Pinhais, Quatro Barras, Almirante Tamandaré, Palmeira, Guaratuba…) e em outros estados, como Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.